Descarte irregular de lixo: SEMMAC realiza limpeza em diferentes pontos da cidade

A Prefeitura de Catalão através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC) em parceria com a MGO Rodovias (concessionária que administra a BR-050), está realizando uma grande limpeza em diferentes regiões da cidade. O objetivo é dar fim ao descarte irregular de lixo.

Nessa ação conjunta, além da mão de obra várias máquinas como tratores e carregadeiras estão sendo utilizadas. Entre as regiões visitadas estão pontos localizados em bairros mais afastados de Catalão e até setores periféricos. Alguns deles são próximos à saída dos bairros Copacabana, Paineiras e até saída para Ouvidor. Pontos debaixo das redes de alta tensão também estão sendo alvos da má conduta de alguns cidadãos.

Entre os principais objetos recolhidos estão pneus velhos, móveis e eletroeletrônicos antigos, restos de materiais de construção, entulhos e até lixo doméstico: tudo que deveria ser descartado em lugar próprio e adequado, no Aterro Sanitário.

A ação tem como objetivo limpar a cidade e oferecer qualidade de vida para a população, uma vez que esses objetos representam risco de saúde pública pois servem até como criadouros de mosquito da dengue e proliferação de outras doenças.

A Prefeitura faz um alerta para toda a comunidade. Descarte irregular de lixo é crime, polui o meio ambiente e que o pratica está sujeito a penalidades. Além disso, a SEMMAC lembra que assim como o aterro sanitário, atualmente existem outros dois locais localizados na área urbana de Catalão que podem ser acessados gratuitamente por qualquer cidadão e onde devem ser feitos os descartes de lixo, entulho e outros mais. São os Ecopontos. Um fica no bairro Santa Helena e o outro no Jardim Primavera.

“Essa é uma ação que realizamos todos os anos e as pessoas não se conscientizam. Não estamos pedindo apoio para a Prefeitura, é um apelo pela limpeza da cidade que é de todos e da saúde, da qualidade de vida de cada um de nós que vivemos aqui. Até o fim dessa mobilização a gente estima que serão retirados dos locais inapropriados mais de mil toneladas de entulho. E aqui, aproveitamos para lembrar as pessoas que estão em funcionamento esses locais específicos e próprios para depósito de lixo, restos de materiais de construção, enfim, em quantidades menores”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Silas Tristão.

ASCOM – Prefeitura de Catalão