CREAS garante atendimento especializado às famílias em Catalão

Com demanda cada vez mais crescente, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) - sob responsabilidade da Secretaria de Promoção e Ação Social - dia a dia segue o trabalho promovendo o resgate das famílias em Catalão.  Em 2017, exatamente 299 famílias foram atendidas no centro.

O CREAS é responsável pelo suporte às crianças, adolescentes, idosos e mulheres que tenham sofrido violação de seus direitos. Pessoas e famílias vítimas de abuso e exploração sexual, violência doméstica (física, social e psíquica),  pessoas em situação de mendicância, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual, aqueles que estejam “sob medida de proteção”, sob medida protetiva de abrigo (em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar), e adolescentes e jovens que estejam cumprindo medida socioeducativa (de liberdade assistida e de proteção de serviços à comunidade dando suporte à sua reinserção sociofamiliar).

Segundo relatório anual, ao longo de todo o ano de 2017 299 famílias foram acompanhadas em diferentes situações pelo CREAS. O número de pessoas atendidas, porém, pode chegar até mil, tendo em vista que não só os adolescentes recebem orientação, mas na maioria dos casos toda família.

Uma equipe multidisciplinar é capacitada para oferecer o atendimento necessário a quem precisa: são psicólogos, assistentes sociais e assistentes jurídicos, por exemplo. O objetivo do CREAS é superar traumas para o resgate dos direitos violados e com o propósito de promover a reinserção social. Toda a demanda é de encaminhamento do Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Delegacias de Polícia e Disque 100.

Segundo a coordenadora do CREAS em Catalão, Heloísa Santos de Carvalho, “o mais importante é o empenho em pelo menos tentar combater, prevenir a violação dos direitos, orientando crianças, adolescentes, idosos, mulheres e seus familiares. O propósito é atingido se conseguirmos ajudar a superar essas situações de risco e violência”.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social funciona na Rua Nilo Margon Vaz nº  144, no centro de Catalão. O telefone em caso de dúvidas ou para mais informações é o 3441-3404.

ASCOM – Prefeitura de Catalão