Conselheiros Tutelares tomam posse e iniciam novo mandato em Catalão

Assim como acontece de forma unificada em todo o país, nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Catalão e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram a diplomação e posse dos novos conselheiros tutelares. O mandato vai de 2020 até 2024. A cerimônia foi realizada no auditório da sede do Poder Executivo que ficou cheio.

Participaram da solenidade, compondo a mesa de autoridades, o Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias; o Promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Catalão, Fábio Santesso Bonnas; o Secretário de Assuntos Comunitários e Presidente do Conselho Municipal da Infância e Juventude, Leovil Evangelista; além de vereadores, representantes dos comandos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e outras entidades.

Em seus pronunciamentos, as autoridades que compuseram a mesa oficial, de modo geral, parabenizaram os conselheiros, desejando boa sorte no exercício da função, assim como, destacando a importância do papel do Conselho Tutelar para a sociedade.

Na oportunidade, cinco conselheiras além de oito suplentes assumiram o cargo em Catalão. Todas foram eleitas pela comunidade em outubro do ano passado:

  1. Maria das Graças Ferreira Pereira
  2. Dorane Cristina Felipe do Nascimento Souza
  3. Iris Lúcia Maia
  4. Florisbela Nogueira de Jesus
  5. Ana Lúcia Rabelo da Silva Marcelino
  6. Maria Janilda de Araújo
  7. Ivana Maria Nahas Duarte
  8. Moacir Prado Júnior
  9. Marcilene Mônica da Costa Santos
  10. Flávia Vitorino Soares
  11. Eleuza Aparecida Mesquita
  12. Regina Telma Bezerra de Carvalho
  13. Sirlânia Rosa Pires Moura

Garantindo direitos

Os conselheiros têm como função e deverão, de acordo com a legislação vigente, trabalhar para zelar pelas crianças e dos adolescentes, defender e garantir os direitos daqueles que sofrem violações, entre elas negligência, violências física, emocional e sexual, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção.

ASCOM – Prefeitura de Catalão