Comissão seleciona melhores textos para mais uma fase da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa

Catalão está participando da sexta edição da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa. Alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino produziram seus textos de acordo com categorias pré-estabelecidas no regulamento. Cada instituição selecionou um entre cada gênero textual e enviou à Comissão Julgadora Municipal que trabalhou na escolha dos textos nos dias 03 e 04 de setembro, terça-feira e quarta-feira, respectivamente.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Participam da olimpíada alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio em diferentes categorias: Poema (5º ano do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); Documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio).

Em Catalão, de todos os textos produzidos nas escolas municipais e estaduais 8 (oito) foram vencedores na etapa municipal e encaminhados para a etapa estadual. O resultado será divulgado em outubro e toda comunidade escolar já vive a expectativa de ter um dos textos escolhidos para a etapa regional e até a nacional. Ao todo, 28 alunos e seus professores serão premiados. A celebração final está marcada para o dia 9 de Dezembro.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão