Com festa julina CAPS AD promove integração e ressocialização de pacientes com a comunidade

 

A tarde desta terça-feira (04) foi diferente no Centro de Atenção Psicossocial, o Caps AD, a única unidade de saúde especializada em atender dependentes de álcool e drogas em Catalão. É que em plena temporada de festas juninas, a coordenação da unidade que é subordinada à Secretaria de Saúde da Prefeitura reuniu pacientes, seus familiares, toda equipe e até moradores vizinhos para festejar.

O espaço foi totalmente decorado para receber os convidados nessa ocasião especial. Toda equipe multiprofissional do CAPS AD, entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médico psiquiatra e parte administrativa estava vestida à caráter. A sanfona puxou o som e teve muita música caipira para animar o público. Uma mesa com fartura de comidas típicas deixou todos de água na boca que claro, também puderam se deliciar com cada uma das tantas opções. Além disso, teve distribuição de brindes e até quadrilha.

Um dos pacientes atendidos pelo CAPS AD não quis ser identificado, mas falou da alegria de poder estar ali participando. “A gente fica muito feliz de estar aqui hoje podendo participar dessa festa junina com tanta gente, as pessoas que nos ajudam e alguns que até vieram com suas famílias. Estamos divertindo, comendo e aproveitando mais essa oportunidade”, disse.

A coordenadora do CAPS AD, Amanda Elias Marques, explicou que a ideia de promover essa confraternização foi mesmo em virtude da época em que tradicionalmente se comemora com muita festança esses meses junino e julino. Convocamos a todos, algumas pessoas da comunidade como até os vizinhos porque esse é um dos nossos pilares aqui no CAPS promover a ressocialização com comunicação e interatividade. Nosso objetivo foi mostrar para os nossos pacientes que eles podem sim se divertir sem que seja preciso usar álcool nem drogas”, destacou Amanda Elias.

Entenda

O Caps AD, única unidade de saúde especializada em atender dependentes de álcool e drogas é de responsabilidade da Secretaria de Saúde da Prefeitura. E presta serviço de apoio e orientação psicossocial dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

ASCOM – Prefeitura de Catalão