CMEI Irmã Yolanda Vaz desenvolve projeto de pintura em muro

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Educação segue acreditando num futuro melhor e investindo na formação das nossas crianças. Na última sexta-feira (06) um projeto inédito foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Yolanda Vaz, popularmente conhecido como creche do Caic, no bairro Jardim Primavera. Foi o projeto denominado “O Muro Encantado”.

Voltado para crianças de 2 a 5 anos de idade, alunos dos Maternais I e II e Jardins I e II, “O Muro Encantado” foi desenvolvido por meio da leitura da obra “O menino e o muro”. A metodologia foi utilizar os muros da escola para dar um colorido especial nesses espaços físicos tendo a participação direta dos alunos. Nas pinturas com tintas foram utilizadas as mãos, os pés e pinceis na produção de desenhos complementando a arte.  

O objetivo foi despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas; propiciar às crianças um local agradável bem como desenvolver a imaginação, a criatividade, a interpretação e o raciocínio lógico. Com isso, foram trabalhados a coordenação motora, o reconhecimento de cores e a socialização. Um trabalho interdisciplinar envolvendo arte, leitura e escrita.

De acordo com a diretora do CMEI Irmã Yolanda Vaz, Jane Pires Alves, cerca de 225 alunos participaram do projeto que coloriu e alegrou os muros do local. Ela lembrou que “O Muro Encantado” foi idealizado pela professora, historiadora e pedagoga Maria Aparecida Gonçalves Pereira Oliveira, especialista e mestre em história.

Sobre a importância do projeto na vida das crianças a diretora citou a frase de Andrerose Martins Silva, professora da unidade: “E assim vamos descobrindo que um muro pode ser mais que um limite e que barreiras físicas podem existir, mas também ensinar”.

ASCOM – Prefeitura de Catalão