Cheques Reforma: Prefeitura conclui entrega e chega à marca de 500 famílias carentes beneficiadas

O programa “Cheque Reforma” da Prefeitura de Catalão atingiu uma marca importante nesta quinta-feira (19). Na quarta fase de entrega do benefício às famílias mais necessitadas, a atual administração municipal chegou a 500 cheques entregues e um total de R$ 1,5 milhão investido. A solenidade aconteceu no auditório da sede do Poder Executivo.

Uma inciativa da Prefeitura de Catalão, por meio das secretarias de Promoção e Ação Social, Assuntos Comunitários e Habitação, o Programa Cheque Reforma foi dividido em fases. Na primeira e segunda etapa foram entregues 200 cheques, 100 por vez. Nesta semana, segunda-feira, aconteceu a terceira entrega (150 cheques) e hoje, os últimos 150 benefícios, totalizando 500 pessoas contempladas. Os cheques são no valor de R$ 3.000,00 cada (recurso do próprio município). Cada pessoa contemplada poderá, por exemplo, construir/reformar, banheiro, piso, telhado, quarto, etc.

Marizete Aparecida de Oliveira tem 4 filhos e foi uma das beneficiadas. Disse que desejou muito poder receber esse dinheiro. E agora, com o recurso já em mãos, vai logo providenciar a reforma e melhorar a estrutura da casa. “A gente vê que esse é um trabalho sério da Prefeitura e toda equipe com a gente. É uma coisa muito importante que vai ajudar muito não só à minha família, mas muitas outras pessoas. Vai dar mais alegria e transformar nossa vida, começando pelo Natal já que vai ser diferente e com certeza até mais alegre”, disse ela toda sorridente.

Em seu discurso, saudoso pela grandeza e importância do projeto, o Prefeito Adib Elias destacou:  “Com a entrega desses cheques reforma vamos ajudar muitas famílias que não tinham condições de fazer uma melhoria ou outra em casa. Mas, não é só isso. Nós vamos ajudar o comércio injetando todo esse dinheiro na aquisição dos materiais de construção, e mais, vamos dar serviço também para muitos pedreiros, serventes, carpinteiros, armadores, enfim, nosso desejo é sempre ajudar as pessoas da nossa Catalão”, frisou durante a cerimônia, o Prefeito Adib Elias.

Processo

Para que a Prefeitura pudesse destinar os cheques realmente para os mais necessitados, um cadastro foi feito para análise e seleção. Foram recebidas inscrições apenas de famílias com renda mensal não superior a 03 salários mínimos e que não possuem outro imóvel. Foi exigida comprovação de vínculo na residência de no mínimo 03 anos; o interessado não poderia ter sido beneficiado com moradia em outro programa municipal, estadual ou federal e nem ter sido contemplado com cheque reforma nos últimos 08 anos. Foi exigida ainda a comprovação da propriedade ou posse permanente do imóvel.

De acordo com as regras do programa, o Cheque Reforma não poderá ser usado em imóvel alugado ou de terceiros, salvo quando firmado Termo de Cessão entre pais e filhos, nem poderá ser utilizado em terrenos integrantes de áreas de risco, áreas de preservação ambiental ou regiões alagadiças, margens de rios, córregos ou qualquer outra área que apresente riscos.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonhas e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão