CETAS Catalão tem autorização de manejo da fauna silvestre renovada até 2020

Os Centros de triagem de animais Silvestres (Cetas), são unidades autorizadas responsáveis pelo manejo, reabilitação e destinação de animais silvestres provenientes de ações fiscalizatórias, resgates e entrega voluntária pela comunidade. Possuem um papel importante na reabilitação e destinação adequada da fauna Silvestre regional, além de sensibilizar e esclarecer a população quanto à posse ilegal de animais Silvestres exercendo também atividades de Educação Ambiental com as comunidades escolares. Atualmente, em todo o estado de Goiás existem apenas duas unidades Cetas e uma delas está em Catalão. O centro é o único que funciona com todas as licenças em dia e com profissionais (Biólogo e Médico Veterinário) especializados na medicina e reabilitação dos mesmos. A boa e mais recente notícia é que a licença de funcionamento foi renovada pelo Ministério do Meio Ambiente. A autorização de manejo da fauna silvestre (nº 340977) tem validade até 23/11/2020.

Do início de 2018 até agora, mais de 600 animais já foram recebidos na unidade Cetas Catalão e, segundo a equipe, o número pode ficar ainda maior até o fim do ano, podendo chegar a mais de 700 animais recebidos. Vale lembrar que do total acolhido, mais de 400 animais, já foram reabilitados e encaminhamos para zonas de solturas. Entre as espécies reabilitadas estão paraguaios, araras, periquitos, tamanduás, lobos-guará, cachorros do mato, raposas, tucanos, canários, ouriços, corujas, gambás, jacarés e outros.

O CETAS funciona anexo à secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMAC) sito à Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 2338, no antigo IBAMA.

Entenda

CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres é todo empreendimento autorizado pelo (IBAMA) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de acordo com a normativa 179 de 25 de junho de 2008, somente de pessoa jurídica, com a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária. Os animais que chegam são avaliados, tratados e destinados da melhor maneira possível. Podem ser soltos, em áreas cadastradas, imediatamente ou reabilitados até que adquiram essa condição. Aqueles que não estão aptos a voltar ao seu hábitat natural são encaminhados a órgãos criadouros e/ou mantenedores especializados.

CETAS são locais de recuperação EXCLUSIVA de animais silvestres sendo permitido somente visitas técnicas. Lembramos que animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem e autorização do IBAMA.

O CETAS de Catalão conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros para ações de resgate em casos em que o animal se encontra ferido ou perdido e com o Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAC) com ações fiscalizatórias na maioria das vezes provenientes de denúncias.

Quando encontrar um a animal silvestre em situação de conflito, ligue para o Corpo de Bombeiros Tel: (193) para que realizem o resgate ou para Secretaria do Meio Ambiente em caso de denúncia Tel; (3441-1833).

ASCOM – Prefeitura de Catalão