Catalão será representada em mais um Seminário que discute a implantação do Trem Turístico na região

Amanhã (14), é dia de mais um Seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo”. O encontro organizado pelo Consórcio Intermunicipal formado por mais de dez cidades envolvidas no projeto que busca trazer para a região da estrada de ferro um Trem turístico, acontecerá em Bonfinópolis/GO, das 9h às 12 horas, e contará com representantes de vários municípios, entre eles Catalão.                                                                                      

“Nos Trilhos da Cultura e do Turismo” é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal com apoio da Goiás Turismo, SEDUCE, IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e SEBRAE. A proposta é revitalizar a Região da Estrada de Ferro e coroar o Estado de Goiás com esse grande projeto.

Além de Catalão, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira e Anápolis são cidades envolvidas na discussão e que podem integrar o circuito turístico. Regularmente, representantes desses municípios se reúnem para definir ações e divulgar resultados do processo de implementação. Nesse contexto, o próximo encontro - que será a 15ª edição - deverá tratar da situação da concessão de uso da ferrovia para fins turísticos. Haverá apresentações, debates e um representante da Secretaria de Indústria e Comércio de Catalão fará uma palestra expondo o trabalho do município que foi promovido na categoria do turismo nacional.

O objetivo desse Trem Turístico é alavancar o turismo na região. Oportunizar passeios de trem pelas cidades de Goiás, conhecendo a história, a culinária e a cultura de cada município. Uma Atualmente, o estado de Goiás possui apenas trens de carga, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 80.

Segundo o representante de Catalão, Sérgio Gebara, “o mais importante é que a iniciativa de desenvolver esse projeto poderá ser benéfica para Catalão e toda região. O trem turístico contribuirá com a cadeia produtiva do turismo, será um potencial, um atrativo a mais em nossa região que vai movimentar muito e vai ajudar a fomentar os municípios goianos envolvidos”.

Foto: Maysa Abrão

ASCOM – Prefeitura de Catalão