Catalão está entre municípios goianos que terão testagem em massa por meio do PCR

Agendamentos começam e ser feitos no aplicativo a partir desta segunda-feira (10). Exames terão início na próxima semana, dia 17 de agosto, em duas UBS’s na cidade. Divulgação dos resultados ficará a cargo da Fiocruz.

Começa a ser feito hoje (10) em alguns municípios de Goiás, entre eles Catalão, o agendamento para a testagem em massa – por meio do PCR – a fim de detectar casos de Covid-19 na população. Estima-se que quase dois terços dos goianos devem ser testados. Medida tem o objetivo de monitorar a doença para manter a curva de contágio estável. Uma iniciativa do governo estadual em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, 78 cidades como também Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, foram selecionadas para essa testagem em massa. Os critérios técnicos para a escolha dos municípios foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde e levaram em consideração, por exemplo, cenário epidemiológico, tamanho da população e vocação turística.

Em Catalão, apenas duas unidades terão os testes disponíveis: UBS do bairro Castelo Branco e UBS do Setor Universitário. Pessoas com quadros leves e sintomas de gripe poderão fazer o exame. Contatos diretos com casos confirmados também devem ser submetidos ao RT-PCR. A ação é conjunta com o aplicativo Dados do Bem. Assim, para passar pela testagem os moradores precisam se cadastrar no aplicativo. O cidadão deverá obrigatoriamente informar nome, endereço e CPF. Em seguida, deverá informar a localização, ler a política de privacidade e responder algumas perguntas sobre auto avaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da covid-19. A partir dessas informações, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer um exame. Os municípios/estado farão a coleta e a Fiocruz ficará responsável pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas.

Vale destacar que nesta semana estão sendo feitos apenas os agendamentos (exclusivamente pelo aplicativo). Os exames, a coleta, de fato, só acontecerá na próxima semana – a partir do dia 17 de agosto.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, aqui na cidade o exame será feito no sistema Drive-Thru. De segunda à quinta-feira. “A testagem é uma das ferramentas mais importantes e aqui muito já foi feito. Já são mais de 11 mil testes rápidos e, agora, recebemos mais esse reforço. É mais uma ajuda que chega para nós. E todas as ações que vem para somar são muito bem-vindas”, disse ele.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!


ASCOM – Prefeitura de Catalão.