Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo: unidades básicas de Saúde em Catalão estão preparadas e já recebem a população

Começou nesta segunda-feira (07) em todo o país, a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação em 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Em Catalão, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.

Para esta primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Catalão, o município recebeu 1.290 doses. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para fazer a imunização. As vacinas estão disponíveis nos 14 postos. São 12 UBS’s abertas no município e uma em cada distrito: Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.

As unidades de saúde funcionam (de segunda à sexta-feira) das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto a sala de vacina do CIM (Centro Integrado da Mulher) que atende das 07h às 17h, sem intervalo de almoço.

Entenda:

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

De acordo com boletim atualizado com os dados sobre a doença divulgado recentemente pelo Governo do Estado, Goiás teve 127 casos suspeitos da doença com quatro confirmações. 70 foram descartados e 53 seguem em investigação.

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 

  • Primeira etapa: 07/10 a 25/10

Dia D: 19/10

Público alvo: crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias

  • Segunda etapa: 18 a 30/11

Dia D: 30/11

Público alvo: adultos de 20 a 29 anos

ASCOM – Prefeitura de Catalão