Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite segue até o fim do mês

Com baixa procura, Secretaria de Saúde faz alerta aos pais e responsáveis a levarem suas crianças para imunização.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada para o fim do mês e segue em todas as cidades de Goiás até o dia 27 de novembro. O motivo da extensão do prazo é o baixo índice de imunização. Em Catalão, apenas 44% das crianças esperadas se vacinaram. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos motivos da pouca procura é a pandemia do novo coronavírus.

Assim como outras cidades do estado, inclusive as mais populosas (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Itumbiara e Jataí), Catalão teve o índice de imunização muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (90%). Das 5.157 crianças que devem ser vacinadas, apenas 2.291 receberam as doses. Ou seja, menos da metade do público em Catalão procurou as salas de vacinação.

A imunização acontece em todas as 14 Unidades Básicas de Saúde: são 12 UBS’s abertas no município e uma em cada distrito (Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde). Os pais devem ter em mãos um documento de identificação e o cartão de vacinação da criança. Todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas para receber com segurança a comunidade.

Sobre a Polio

A poliomielite é a doença que causa a paralisia infantil. A vacinação é voltada a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade.

Horários de funcionamento dos postos de saúde

As unidades de saúde em Catalão funcionam de segunda à sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto a sala de vacina do CIM (Centro Integrado da Mulher) que atende das 07h às 17h, sem intervalo de almoço.

Em Santo Antônio, os atendimentos acontecem das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já em Pires Belo, as equipes atendem entre 7h e 15 horas (uma vez que os profissionais se deslocam de Catalão para o distrito).

Dia D

Justamente em função da baixa procura e com o propósito de garantir a imunização de todas as crianças de Catalão, a secretaria municipal de Saúde conseguiu junto à Regional, autorização para realizar um novo dia D da campanha. Será em 28 de novembro das 08h às 17 horas no formato Drive Thru para aplicação de vacinas (sem sair do carro). Mas, atenção para os locais de vacinação nesta data: Centro Integrado da Mulher; UBS do bairro do Castelo Branco; UBS do bairro São João e Posto volante que será montado na Unimed (saída pra Goiandira).

Lembre-se: vacinar é seguro e de responsabilidade sua!

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.