Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada por baixa procura

Agora, grupos prioritários poderão procurar unidades de saúde para receber as doses até o fim de junho

O Ministério da Saúde decidiu estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) para o final de junho (30). Até então a imunização seria encerrada no próximo dia 5, mas devido à baixa adesão o prazo foi prorrogado.

A meta é imunizar, ao menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, porém até o momento em todo o país apenas 63,53% do público alvo procuraram um posto de saúde para se vacinar. Em Catalão, 13,94% são os que restam efetivar a imunização.

As doses seguem disponíveis a todos os grupos prioritários: pessoas com 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, professores de escolas públicas e privadas. O chamado especial é para crianças de 06 meses a 05 anos (menores de 6 anos) e adultos de 55 a 59 anos, os que estão mais longe da meta.

Aqui no município a vacinação ocorrerá de segunda à sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. A Sala de Vacina do Centro Integrado da Mulher (CIM) também estará atendendo, porém, sem intervalo para almoço.

A vacina e o coronavírus

Vale lembrar que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas facilita o diagnóstico da Covid-19 pois os sintomas das duas doenças são bem parecidos (coriza, febre, tosse e podem ser confundidos). Por isso, quando a pessoa apresenta esses sintomas e está imunizada contra a gripe, fica mais fácil fazer o diagnóstico.

A vacina da gripe imuniza contra três subtipos do vírus que são: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e contribui para que haja redução de casos graves e ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.