Barraquinhas no largo do Rosário movimentam Catalão e atraem comerciantes de várias partes do país

A tradicional Festa do Rosário que este ano está em sua 142ª edição segue a todo vapor. A programação teve início no dia 5 deste mês e se estende até a próxima semana, mais precisamente, dia 15 de outubro. Além da parte religiosa a cargo da Paróquia São Francisco de Assis, a parte cultural e folclórica é sinônimo do sucesso da festa e como consequência o comércio ganha destaque: ano a ano, nesta época, as barraquinhas atraem comerciantes de Catalão e de diferentes partes do país. Pessoas da cidade e municípios circunvizinhos aproveitam para prestigiar cada detalhe desse tradicional evento que tem total empenho e conta com a participação organizacional também da Prefeitura de Catalão.

Este ano são cerca de 800 barraquinhas, destas 110 representam o comércio local. São pessoas e lojistas de Catalão vendendo roupas, calçados, lingerie e muito mais. Além da participação de pessoas de estados como São Paulo, Minas Gerais, o próprio estado de Goiás e também a capital distrital.

Para incentivar o comércio e fazer com que as pessoas da cidade também aproveitem as incontáveis opções disponíveis nas barraquinhas, a prefeitura mais uma vez preparou toda uma estrutura. Banheiros químicos foram colocados no largo do Rosário, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) está atuando no local diuturnamente, uma praça de alimentação com comidas e bebidas e área totalmente coberta contando inclusive com mesas e cadeiras também estão disponíveis. A vigilância sanitária está cuidando dos detalhes para garantir a saúde de todos participantes da festa, tem segurança particular para somar ao trabalho das polícias e praticamente 20 fiscais de olho em tudo durante todos os dez dias.

“Essa é uma festa grandiosa: a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário que eleva o nome de Catalão para todo estado e o país, que está no mapa nacional cultural em virtude dessa importante manifestação religiosa, cultural/folclórica com tantos ternos de congo colorindo e alegrando as ruas de Catalão. Tudo isso somado a fé das pessoas traz gente de várias partes para prestigiarem com os catalanos e no município faz questão de participar e incentivar tudo e todos”, disse o secretário municipal de Regulação, Luiz Dahas.

Sobre a festa

A 142ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão que começou com a realização da Alvorada, só será encerrada no dia 15 de outubro, com a entrega da coroa na Avenida 20 de agosto. Ao todo, cerca 5 mil dançadores integram 25 ternos de congo das tradicionais congadas de Catalão.

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão