Assinado convênio entre Prefeitura, Governo do Estado e Santa Casa de Catalão

Convênio que reafirma forte parceria entre as partes, foi firmado após Poder Executivo criar projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

A semana começou com uma grande novidade que trará inúmeros benefícios para a cidade de Catalão e toda região. Depois de muito se falar e todo empenho por parte do poder executivo municipal, foi assinado na tarde desta segunda-feira (20) no auditório da Prefeitura, importante convênio entre a Administração Municipal, Governo do Estado de Goiás e Santa Casa de Misericórdia de Catalão que incrementará a assistência à saúde regionalizada, com abrangência macrorregional. A Prefeitura transferirá à Santa Casa de Misericórdia de Catalão, até R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) mensais, que serão repassados ao Município de Catalão pelo Estado de Goiás.

O acordo oficializado é resultado de projeto de lei proposto pelo executivo, aprovado em caráter de urgência e por unanimidade dos vereadores catalanos. Assim, o convênio entre o Município de Catalão, através do Poder Executivo, Gestor Municipal do Sistema Único de Saúde – SUS, via Fundo Municipal de Saúde, visa o fortalecimento da Média e Alta Complexidade da Macrorregião Centro Sudeste do Estado de Goiás, com plantão 24 horas do Pronto Socorro, bem como executar o repasse à Santa Casa de verbas específicas oriundas do tesouro estadual no valor de até R$ 800 mil.

A condição para o recebimento dos repasses financeiros é que a Santa Casa de Misericórdia de Catalão, seja a porta de entrada de Urgência e Emergência garantindo o atendimento no pronto socorro, inclusive aos sábados, domingos e feriados, durante as vinte e quatro (24) horas do dia; ofereça internações hospitalares para cirurgias eletivas; realize cirurgias eletivas; disponibilize diárias de Unidade de Terapia Intensiva – UTI; cumpra as metas estipuladas pelo Estado de Goiás e pela Secretaria e Fundo Municipal de Saúde (conforme estipuladas no Plano de Trabalho que originou a parceria), bem como apresente relatório mensal de todos os atendimentos com a indicação do número de pacientes e atendimento prestado.

Com a assinatura hoje, o convênio já passa a vigorar. E durante a cerimônia, o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, que esteve em Catalão especialmente para a ocasião, reconheceu a parceria com o Prefeito Adib Elias. “É importante dizer aqui que um convênio nesse montante não teria saído se não fosse o esforço do prefeito Adib. São 800 mil reais por mês, 9 milhões e 600 mil reais por ano, que certamente ajudarão na saúde de Catalão e outros 11 municípios vizinhos. Tenho certeza que o trabalho será árduo daqui pra frente, mas contem conosco, a saúde de Catalão está no nosso radar”, destacou Ismael Alexandrino.

O Provedor da Santa Casa, Dr. Aguinaldo Mesquita falou da nova fase. “Hoje é uma data histórica: inicia aqui uma fase nova de trabalho para a saúde. Porque todo mundo acha que tem que ir diretamente na Santa Casa para ser atendido. Mas, a Santa Casa está se especializando neste momento para tratar daquilo que os municípios remotos não tratam, que é a média complexidade, as emergências, aqueles casos que antes nós precisávamos mandar para Goiânia e que agora podem ser resolvidos aqui. Então hoje é um dia muito marcante. Todo dia vai ser um aprendizado nesse projeto novo. Nós vamos qualificar nossos profissionais e mantemos aqui nosso compromisso de salvar vidas. É um momento ímpar para Catalão e para cada um dos 11 municípios vizinhos. Vamos levar o nome de Catalão, da região da estrada de ferro, como o primeiro município do interior do Brasil a criar um programa de regionalização para que possamos dar saúde com excelência e qualidade para esse nosso povo”, disse Aguinaldo Mesquita.

O Prefeito de Catalão, Adib Elias, reforçou que com mais essa grande e importante parceria, mostra a responsabilidade e preocupação da administração municipal com o povo de Catalão. “Isso é saúde com respeito e para trazer alegria e felicidade pra nossa gente”, finalizou Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão