Área é interditada na Praça Getúlio Vargas para retirada de árvore que oferece risco iminente à população

Laudo técnico foi emitido e licença ambiental autorizou remoção. Como compensação, muda de outra espécie deve ser plantada arborizando o local.

A Prefeitura através da secretaria de Infraestrutura, departamento de limpeza pública, interditou uma área na Praça Getúlio Vargas no centro de Catalão. A medida é para a retirada urgente de uma árvore da espécie Pau-ferro (Libidibia ferrea, anteriormente Caesalpinia férrea). Quem passa pelo local percebe o perigo. A árvore está visivelmente oca. Todavia, a remoção foi autorizada após um laudo técnico ambiental ser emitido.

Conforme consta no documento após vistorias no local, a árvore está condenada. Fiscais identificaram problemas como a presença de cupins e formigas em todo o tronco, inclusive nos galhos superiores, além de uma grande rachadura no tronco principal, responsável pela sustentação da árvore.

Diante da situação que oferece risco direto à população a área foi interditada até que os equipamentos necessários na remoção sejam providenciados. É que neste caso, pelo tamanho da planta, é preciso um guindaste que já está sendo locado. A previsão é que a árvore seja retirada da praça ainda esta semana. Como forma de compensação, no mesmo local outra espécie será plantada. A arborização será feita de imediato.

A Prefeitura pede cuidado às pessoas que passarem pelo local e lembra que tanto a retirada como a nova arborização está sendo feita de forma legal e pensando claro, na segurança e na qualidade de vida da população.

ASCOM – Prefeitura de Catalão