Arborização a todo vapor: Programa Cidade Verde segue conquistando adeptos em Catalão

Num compromisso com o futuro, pelo bem-estar, a qualidade de vida, a saúde e até a segurança da população a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC) lançou o Programa Cidade Verde que está a todo vapor. O processo de arborização em pontos públicos e também nas portas de residências tem sido sinônimo de sucesso. A cada dia cresce a demanda e novas mudas são plantadas de graça em diferentes regiões da cidade.

Lançado pela atual administração municipal no início de outubro, o programa de arborização é uma iniciativa inédita, simples, mas completa e de fundamental importância. Com recursos próprios a Prefeitura adquiriu 2.800 mudas de diferentes espécies e desde o dia 3 do mês passado, por meio de inscrição (pedido do morador) equipes da SEMMAC têm avaliado as solicitações e feito também o plantio, sem custo nenhum à população. Pelas regras do programa, a única obrigação do cidadão que manifestar interesse é cuidar da planta.

Num levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente, em pouco mais de 40 dias desse projeto de arborização, aproximadamente 900 mudas já foram plantadas, sendo 330 nas calçadas das residências e 570 mudas nos logradouros públicos/avenidas. Além disso, outros mais de 80 pedidos/inscrições estão em avaliação. Pelo relatório, resedás e quaresmeiras são as espécies preferidas pela população. E entre os tipos plantados em áreas públicas estão: Ipês mirins e ipês de cores variadas na Avenida Presidente Médici (Santa Cruz); murtas na Avenida X (Santa Cruz); calistemos e resedás na Av. Eurípedes da Silva Sales (Lago das Mansões); chorões na Av. José Maria Vieira; quaresmeiras na avenida Gerson Barbosa (Santa Cruz) e mudas diversas no pátio do Ginásio Internacional de Esportes (Loteamento Santa Cruz). Além de quaresmeiras, chorões, resedás, calistemos e oitis, por exemplo, nas avenidas Espírito Santo (Setor Aeroporto) e Maria Marcelina (Ipanema).

Diante dos números extremamente positivos, o Prefeito Adib Elias lembrou que o município está realizando todo o trabalho e doando mudas de qualidade, espécies específicas e próprias para arborização de ruas, avenidas e calçadas. “Estamos agindo com responsabilidade e pensando sempre na qualidade de vida e no bem-estar de todas as pessoas e famílias. É gratificante ver a adesão dos moradores da nossa cidade que estão participando e empenhados, assim como a Prefeitura, para que Catalão se transforme também na CIDADE VERDE”, disse ele.

Inscrições:

Para o plantio nas residências, o morador interessado deverá comparecer a um dos locais abaixo para fazer seu pedido e preencher a ficha de inscrição:

  • Secretaria de Meio Ambiente
  • CAIC – Jardim Primavera
  • Escola Municipal Lázaro Pinto Marra - Bairro Castelo II
  • Escola Wison da Paixão - Jardim Paraíso

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão