Após criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Prefeito dá posse aos membros

Iniciativa inédita é resultado de projeto do Vereador Cleuber Vaz em parceria com a Prefeitura Municipal de Catalão.

A manhã desta quinta-feira (08) ficará marcada na história da cidade com um importante ato formalizado na sede do Poder Executivo: a posse dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Recentemente, através de uma iniciativa do vereador Cleuber Vaz que contou com total apoio do Prefeito Adib Elias, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Catalão foi criado. A nomeação dos 13 membros, aconteceu por meio do decreto nº 1.472, de 13 de Maio de 2019, e hoje oficialmente representantes titulares e suplentes foram empossados numa cerimônia no gabinete do chefe da atual administração municipal.

O mandato dos membros do conselho terá duração de dois anos, a função não é remunerada e o serviço considerado de extrema importância para o município de Catalão. São os seguintes membros:

  • Representando a Secretaria Municipal de Saúde:

José Eduardo Machado Barroso (Veterinário) – Titular

Juliana Cassiano da Silva (Veterinária) – Suplente

  • Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

Thatiana M. dos Santos Mesquita (Bióloga) – Titular

Aline Batista Lins (Bióloga) – Suplente

Vinícius Garcia Dezute (Agente Fiscal Ambiental) – Suplente

  • Representando a Secretaria Municipal de Educação:

Lidiane Mendonça de Souza (Professora) – Titular

Sirlete Rosa da Silva Marques (professora) – Suplente

  • Representantes de Entidade voltada à proteção animal:

Márcio Antônio Gonçalves – Titular

Thaís Simões Costa – Suplente

  • Representantes da Comunidade Acadêmico-científica, das áreas de ciência animal e/ou direito ambiental:

Marcela Cabral Mendes Barroso (Veterinária) – Titular

Ludmila Angélica da Fonseca (Bióloga) – Suplente

  • Representantes da Iniciativa Privada:

Daniel Pedro Lima (Veterinário) – Titular

Danilo Ferreira de Almeida – Suplente

De acordo com o propositor do projeto de criação do conselho, vereador Cleuber Vaz, o dia é de festa e há muito a se comemorar. “Me sinto com dever cumprido porque a situação dos animais até então era algo crônico em nossa cidade onde há mais de 15 mil protetores e defensores. Vimos a necessidade de regularizar e regulamentar esse conselho específico em defesa e proteção dos animais e a partir de agora temos além desse conselho uma lei para marcar essa luta que é de todos nós. Me sinto de fato satisfeito e alegre por essa questão e especialmente por ter tido todo apoio do nosso prefeito parceiro que não mediu esforços para nos ajudar a concretizar esse sonho”, destacou Cleuber Vaz lembrando que é papel do conselho elaborar projetos e buscar verbas para trabalhar em favor dos animais.

Durante a solenidade, o Prefeito Adib Elias disse que o município é solidário e entende a importância da causa. Nesse sentido, reforçou a parceria e lembrou que muito em breve fará a inauguração e entrega de uma importante obra que vai beneficiar diretamente e ainda mais os animais: o Centro de Castração de Cães e Gatos. “Catalão é a primeira cidade de Goiás e uma das poucas a ter uma estrutura como a que estamos concluindo a construção. Um espaço moderno e com todas as condições necessárias para garantir a tratabilidade dos cães e gatos da nossa cidade. A Prefeitura dará todo suporte e juntos vamos cuidar desses animais. E, tenho certeza, que num futuro próximo teremos muitas alegrias. Cada vez mais vamos transformando Catalão numa das cidades mais importantes do interior do Brasil”, frisou Adib Elias.

Conhecedora da causa e da importância que o momento representa, a professora e defensora dos animais, Lidiane de Souza aproveitou a oportunidade para destacar a importância do envolvimento do poder público. “Hoje é um dia muito especial para todos nós e ficará para sempre marcado. Infelizmente em nossa cidade, são muitos os casos de animais em situação de rua, de abandono e maus tratos e através desse conselho e ainda mais com a conquista do centro de castração que está chegando também, teremos mais forças e condições de seguir lutando e acreditando que já começamos a mudar essa realidade”, comemorou emocionada Lidiane de Souza.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão