Ano letivo 2020 já teve início em toda rede municipal de ensino

Com investimentos na área, educação destaca aumento no número de alunos atendidos, novas unidades escolares e mais servidores sendo contratados.

Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (20), o ano letivo na rede municipal de ensino de Catalão. E com a criação de novas vagas, 2020 chegou com mais alunos sendo atendidos nas unidades escolares da Prefeitura.

Após o período de férias, todas as unidades voltaram ao funcionamento normal. São 12 instituições de educação infantil (creche e pré-escola) e 18 unidades com atendimento de pré-escola ao nono ano. Isso inclui zona urbana, zona rural e os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. Neste ano, a Prefeitura também colocou em funcionamento duas novas unidades escolares sendo uma, Escola Municipal Inês Dias, no bairro Jardim Catalão (ao lado do CMEI Lázaro Pinto Marra), e outra no bairro Copacabana, Escola Municipal Antônio Pinheiro. Além disso, a Secretaria de Educação também assumiu as turmas de primeiro ao quinto ano da Escola Estadual Madre Natividade Gorrochateg que agora farão parte da Escola Municipal Nilza Ayres Pires. Com mais de nove mil alunos matriculados na rede este ano, o município registrou um aumento de mais de mil alunos, numa comparação de 2019 com 2020. O atendimento aos alunos de zero a três anos também teve um aumento, diminuindo assim o déficit de atendimento a essa faixa etária. A Prefeitura Municipal realizou ainda um processo seletivo para professores, auxiliares de serviços e merendeiras que estão sendo contratados para suprir os déficits existentes, aumentando significativamente o quadro de funcionários da Educação. Sem contar que a Secretaria também tem convênio com o IEL que contrata estudantes para prestarem estágio como monitores em creches e apoio a crianças com necessidades especiais.

Para o novo ano letivo que começou, a Secretaria espera dar continuidade ao que já vem sendo implementado desde 2017, garantindo um atendimento educacional de qualidade a todos os estudantes do município de Catalão. “Com todas as dificuldades financeiras que o Brasil está passando e todo mundo sabe, com contingenciamento de verbas na educação, a Prefeitura de Catalão através do Prefeito Adib Elias não tem medido esforços para que possamos oferecer uma educação de qualidade. Isso passa na valorização do professor, no melhoramento da infraestrutura, na modernização do projeto pedagógico e muito especialmente na atenção ao aluno e sua família fazendo com que eles se conscientizem da necessidade de estar na escola e ser parceiro nos projetos que temos desenvolvido. O que temos visto é que a população, sobretudo os usuários, têm correspondido e aceito o nosso trabalho. Então, nossa perspectiva é que possamos continuar nessa linha. Estamos finalizando a construção de uma creche no Maria Amélia II, e agora mais recentemente em parceria com o governo federal, entramos com projeto para construção de uma creche no Parque Imperial e também uma escola de ensino fundamental no Residencial Flamboyant, próximo da creche João Margon para atender aquela região. Nosso foco é fazer com que todos alunos do município de Catalão tanto na zona urbana como rural, estejam na escola. Tudo isso é um avanço muito grande e claro, mantendo a qualidade dos nossos serviços que é uma exigência do Prefeito, sobretudo porque ele sabe da importância da educação para a formação do cidadão”, destacou Leonardo Santa Cecília, responsável pela pasta.

Esta é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão